Atendimentos com muito carinho e atenção, por uma Médica Veterinária que dedica sua vida à estudar apenas esta espécie animal que é tão incrível e apaixonante!
A Saúde felina teve seu início em janeiro de 2012, quando a Médica Veterinária Patrícia Y. Montaño, apaixonada por gatos, percebeu uma lacuna na área de Clínica de Felinos em Curitiba/PR que era o atendimento domiciliar.
Muitos clientes aprovaram a idéia, pois sabiam o quanto era estressante tirar seus gatos de casa para ir a uma Clínica Veterinária.
A empresa desde então tem crescido gradativamente, tanto que hoje a empresa conta com mais uma sócia especializada em felinos, a Dra Luana.
A equipe é formada por mais 5 estagiárias gateiras, alunas de veterinária, para auxiliarem nos atendimentos.
Os atendimentos são sempre realizados com horário marcado após contato por whatsapp.
Quando o atendimento é agendado, é passada uma lista de orientações relacionadas ao preparo do ambiente para facilitar o manejo Cat friendly (como por ex. fechar portas dos cômodos, colocar música relaxante e deixar o gato se acomodar aonde se sentir mais seguro), assim como uma lista de medidas relacionadas aos cuidados quanto ao COVID-19.
Ao chegar no domicílio, a Médica Veterinária procura sempre pesar o animal em uma balança pediátrica e realiza todo o exame clínico e procedimentos necessários (como coleta de sangue, vacinação, desverminação, etc) com o gato no colo da estagiária, com o auxílio de uma toalha grande borrifada com Feliway, o que torna o atendimento muito mais confortável e menos estressante para o gato.
Quando o gatinho é muito medroso, o atendimento é feito na medida do possível onde ele se sente mais seguro (como por ex. em uma toquinha ou dentro de um armário).
A vacinação em felinos é um tema constantemente discutido e atualizado, e nós da Saúde Felina procuramos sempre seguir o consenso gerado pela Associação Americana de Clínicos de Felinos (AAFP). ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
Pelo consenso, DEVEMOS vacinar TODOS os filhotes, de preferência após realizar o teste de FIV/FeLV, e essa PRIMEIRA proteção é MUITO importante. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
No nosso país, precisamos nos preocupar em proteger os gatos PRINCIPALMENTE CONTRA A FeLV.
O consenso também orienta que aplicar vacina não deve mais ser um procedimento AUTOMATICO E GENERALISTA, e sim devidamente estudado para cada caso de acordo com os fatores de risco, podendo inclusive espaçar as vacinações para os adultos em determinadas situações.
Lembrando que por lei, no Brasil 🇧🇷, devemos vacinar contra a raiva ANUALMENTE TODOS os gatos, mesmo os de ambiente indoor.
⠀ ⠀ ⠀ ⠀
Sempre que possível devem ser aplicadas as técnicas de manejo Cat friendly, com mínima contenção e direcionamento do foco do gatinho para o sachê ou algo que goste muito. Seguir o protocolo europeu, de vacinação no flanco (é o que seguimos), ou americano (nas extremidades), deixando registrado na ficha clínica. De forma geral, aplicamos a antirrábica no lado direito e tríplice ou quíntupla no esquerdo.
Independente do protocolo individual, todos os gatos DEVEM ser avaliados anualmente para acompanhamento da saúde e CHECK-UP preventivo de doenças, especialmente em gatos acima de 7 anos.
Quando o caso é emergencial, é sugerido a ida do paciente para uma das clínicas parceiras da empresa, que são o Hospital Veterinário Pró-Vita (24h) e a Clínica Veterinária Nossos Bichos.
Ambos os locais possuem área de internamento exclusiva para gatos (longe de cães), o que minimiza o estresse.
O acompanhamento do caso pode ser proporcionado pelas Médicas Veterinárias da Saúde Felina em conjunto com os Médicos Veterinários plantonistas.
Nestes locais, também são feitos procedimentos cirúrgicos e odontológicos quando necessários.
A Saúde Felina conta também com a parceria de um imaginologista para realização de exame de ultrassonografia abdominal em domicílio, o Dr Marco Antônio da empresa UltraVet. O Dr Marco é muito experiente nessa área em felinos e sempre proporciona um atendimento Cat friendly e de excelente qualidade.
Todos os pacientes da Saúde Felina possuem fichas clínicas digitalizadas em um sistema, juntamente com todos os exames realizados. O acompanhamento por fichas permite também à equipe ter um controle das datas das vacinações e de check-ups a serem realizados (anualmente/semestralmente/trimestralmente) para sempre poder ajudar os tutores a lembrarem destas datas tão importantes.
O mais importante é que todos os atendimentos são sempre realizados com muito carinho e atenção, por uma Médica Veterinária que dedica sua vida à estudar apenas esta espécie animal que é tão incrível e apaixonante!